Foi na noite de ontem que arrancou a primeira jornada da LPCS, com grandes jogos já na agenda para o arranque! Os quatro jogos da jornada foram todos jogados no mesmo dia, sendo que o formato da LPCS para fase regular funciona com partidas disputadas à melhor de um mapa com a liga a ter duas voltas. O formato em si acaba por dar uma maior ênfase à fase de vetos dos mapas dado que também não existe a hipótese de empates.

OFFSET vs. Team HD

Era com uma partida interessante que arrancava a primeira jornada da LPCS. A equipa dos OFFSET que integra esta liga através de convite directo iniciava assim o seu caminho nesta liga contra a equipa dos Team HD. O mapa seleccionado para esta partida foi Cache, a equipa de Renato “stadodo” Gonçalves iniciou o mapa do lado defensivo do mapa e de facto entrou bem, vencendo as três rondas iniciais da partida com relativa facilidade. No entanto, foi a equipa dos Team HD que a partir daí assumiu controlo da partida, a equipa de Filipe “pih” Azevedo soube manter o controlo económico da partida sendo inclusive poucas as rondas em que perderam mais de dois jogadores na primeira metade da partida. A equipa do galo acabou por conseguir vencer a primeira metade do mapa com um resultado justo de 10-5. Já na segunda metade a equipa dos HD manteve-se em controlo da partida vencendo nada mais nada menos que seis das oito rondas disputadas na segunda metade da partida. A equipa dos Team HD conseguia assim vencer a sua partida inicial da liga com um resultado autoritário de 16-7. A liga prometia e começou cedo a surpreender tudo e todos com este resultado!

Panthers vs. Baecon Gaming

De seguida foi a vez da equipa dos Baecon defrontar a recém formada equipa dos Panthers. Enquanto que a equipa de núcleo brasileiro já se encontrava na liga através de convite, a equipa dos Panthers teve um processo de qualificação complicado tendo sido uma das ultimas equipas a conquistar a sua vaga para a primeira divisão da liga. O mapa escolhido para esta partida foi Dust2 onde a equipa dos Baecon começou do lado atacante. A equipa dos Panther conseguiu inclusive entrar a vencer na partida ganhando as duas primeiras rondas da partida com facilidade. Porém, a equipa de Rui “SHOUW” Reis a partir do momento em que conseguiu ter armas tomou controlo da partida vencendo nove das onze rondas seguintes mantendo a partida sobre o seu controlo. O resultado da primeira metade da partida fixou-se em 9-6 a favor da equipa dos Baecon Gaming. Na segunda parte da partida, a equipa dos Panthers não se conseguiu impor no mapa permitindo que a equipa luso-brasileira fosse trabalhando com uma montagem defensiva sólida que lhes permitiu conquistar a vitória na primeira jornada da liga por 16-9. Um resultado que vinha a confirmar as previsões dos peritos, tornando evidente que a equipa dos Panthers tem ainda muito trabalho pela frente.

For the Win Esports vs. ASP Esports

A terceira partida da jornada teve a equipa da For the Win Esports a receber a equipa dos ASP como adversários. Uma partida que se adivinhava de grande interesse não só pelo facto da equipa da FTW se ter vindo a mostrar cada vez mais forte nos diferentes qualificadores que tem vindo a disputar, mas também por a equipa dos ASP não se poder apresentar com Rui “vts” Soares, uma vez que se encontra impedido de disputar competições organizadas pela Inygon por motivos disciplinares. O mapa onde a partida foi disputada foi Train. A equipa da FTW que iniciou a partida do lado defensivo do mapa começou melhor vencendo as três primeiras rondas, aproveitando o facto de que a equipa dos ASP mesmo perdendo a primeira ronda acabaram por investir os seus recursos para tentar discutir o jogo logo a partir da segunda ronda. No entanto, a equipa de Fábio “BuJ” Ferreira acabou por assumir o controlo da partida logo a partir da quarta ronda. Uma grande força anímica e um estilo de jogo mais lento aplicado pela equipa dos ASP permitiu que conseguissem vencer a primeira metade da partida por 10-5. Já na segunda metade do jogo, a equipa da FTW voltou a ceder duas rondas no inicio ficando desde cedo sobre pressão com um resultado de 12-5. No entanto, a equipa da fénix conseguiu mesmo trabalhar para voltar ao jogo sacudindo a pressão que enfrentavam chegando mesmo a empatar a partida em 12-12. No entanto, a equipa dos ASP conseguiu acabar por vencer as rondas restantes da partida para a vencer por 16-12. Um resultado justo tendo em conta a performance de ambas as equipas. Com a equipa dos ASP a saber aproveitar melhor os seus recursos no decorrer da partida.

K1CK vs. GTZ Bulls

Na última partida da jornada vimos as equipas dos K1CK e dos GTZ Bulls a defrontar-se no mapa Dust2, duas equipas que se evidenciaram pela positiva ao longo do ano de 2018 enfrentavam-se agora na primeira jornada da LPCS num jogo que acabava por ganhar contornos mais interessantes em termos pontuais tendo em conta que com as derrotas das equipas da FTW e dos OFFSET uma destas equipas podia já ganhar vantagem pontual em relação aos outros candidatos à vitória na fase regular. A equipa dos K1CK iniciou o mapa do lado defensivo e entrou mesmo melhor, a equipa de Cláudio “Cunha” Cunha venceu as três rondas iniciais da partida com algumas dificuldades tendo inclusive permitido a colocação da bomba por parte da equipa dos GTZ Bulls em duas rondas. A equipa de Francisco “emp” Vaz acabou mesmo por conseguir trabalhar bem o seu jogo atacante, vencendo seis das sete rondas seguintes conseguiram causar dificuldades à equipa dos K1CK na primeira metade do mapa que acabou por adaptar os seus processos defensivos tarde demais não indo além de uma vitória na primeira metade por 8-7. Na segunda parte do jogo, a equipa dos K1CK esteve muito mais pragmática. Assumindo o controlo financeiro e anímico da partida na sua fase mais importante, a equipa do lince conseguiu mesmo desnivelar o resultado a seu favor para vencer a partida com um resultado justo de 16-10. Assim, a equipa dos K1CK conseguia uma vantagem de três pontos sobre as equipas dos GTZ Bulls, OFFSET e For the Win logo na primeira jornada, o que no final da liga pode fazer toda a diferença!


Depois da realização dos jogos, a tabela classificativa ficou da seguinte forma:

Foi uma primeira jornada intensa com grandes surpresas. Algumas das equipas candidatas ao pódio da competição acabaram por cair às mãos de equipas que no papel seriam mais fracas. Hoje, às 20 horas de Portugal continental será disputada a segunda jornada da liga. Poderás assistir às partidas no canal da twitch da Inygon.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.