Saltar ligações

Quatro participantes da Overwatch League castigados

Por RTP Arena em

A Overwatch League tomou acção disciplinar contra quatro participantes na liga: Taimou, xQc, TaiRong e Silkthread, no dia 9 de Março.

Dois dos jogadores envolvidos nesta tomada de decisão são da Dallas Fuel, equipa de Overwatch da Team EnvyUs na OWL. O primeiro referido no comunicado oficial é Timo “Taimou” Kettunen, um dos DPS da equipa, que foi multado em mil dólares por usar linguagem homofóbica na sua stream pessoal. Este já se pronunciou sobre os acontecimentos que levaram a este castigo através de um pedido de desculpas num TwitLonger.

O segundo jogador da equipa Texana a ser multado foi Félix “xQc” Lengyel, que desempenha o papel de Tank no jogo. xQc viu-se suspenso por quatro jogos, contando a partir de 12 de Março, e com uma multa de quatro mil dólares. Este castigo resulta do uso repetitivo de um emote da Twitch de um modo depreciativo do ponto de vista racial no chat da liga. O jogador também foi acusado de usar linguagem desrespeitosa quando se referia a comentadores e jogadores da Overwatch League nas suas redes sociais e na sua stream pessoal. Esta não é a primeira vez que xQc é castigado pelo comportamento que tem na sua stream.

Outro envolvido nesta acção disciplinar é Tae-yeong “TaiRong” Kim, treinador dos Houston Owlaws (OpTic Gaming). O estratega recebeu um aviso formal por colocar um “meme ofensivo” nas suas redes sociais. TaiRong formalizou um pedido de desculpas não-mandatório e fez uma doação à Hiroshima Peace Culture Foundation que atenuaram o castigo dado pela Liga.

Por fim, o ultimo castigado foi Ted “Silkthread” Wang dos Los Angeles Valiant, que representa o franchise dos Immortals nesta competição. Silkthread foi multado em mil dólares por violar o Contrato de Licença de Usuário Final da Blizzard (EULA) ao partilhar a sua conta.

Três dos envolvidos nesta acção disciplinar foram castigados (ainda que o de xQc inclua outros motivos) por acções que tomaram durante o seu tempo pessoal ou nas suas redes sociais mostrando o quão em conta a Overwatch League leva a imagem dos jogadores que se esforçam e “tiram todo o proveito” da oportunidade de jogar nesta competição.

Nos fóruns online, como o subreddit de Overwatch as reacções as estes castigos são mistas. Parte do castigo de xQc mostra-se ser a mais controversa e está relacionada com o uso de um emote. O jogador e a sua comunidade usam o emote “TriHard 7″ (onde o TriHard mostra um homem de raça negra e o 7 simboliza um braço a prestar continência) há muito tempo, ainda antes da OWL ter talento de raça negra em frente às câmaras. Segundo explicou o jogador na sua stream o emote foi completamente levado fora de contexto por ter sido usado pelo próprio na stream oficial da competição.

Como em tudo na vida, existe o outro lado da moeda. Este transmitido por utilizadores do dito fórum que dizem que o jogador já teve comportamento menos correcto, seja este de carácter racista ou de outro tipo, e que a acção tomada pela liga é justificada e, alguns, afirmam que ficariam surpreendidos se o jogador não se retirar da competição depois destes acontecimentos.

A Overwatch League está actualmente no Stage Two e é transmitida em twitch.tv/overwatchleague e podes consultar toda a calendarização aqui.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.