Saltar ligações

Núcleo do SCP da Quinta do Conde com equipa de FIFA

Por RTP Arena em

O Núcleo do Sporting Clube de Portugal da Quinta do Conde anunciou no passado dia 27 de Novembro que passaria a integrar uma equipa de FIFA 19 para a PlayStation4.

Apesar do anúncio oficial não especificar qual a modalidade em que esta equipa de FIFA competirá ou quais serão as suas competições-alvo nem tão pouco quem são as personalidades que integram esta equipa de “14 jogadores, 2 treinadores e 1 director desportivo“.

Não nos foi revelado (ainda) o plantel de 14 jogadores nem os treinadores mas sabemos quem comanda o projecto. Adriano “skazy” Guerreiro é o director desportivo do Núcleo SCP da Quinta do Conde Esports e é um verdadeiro multi-facetado nos esports: fundou os Iberian Wolves (inactivos desde o início de 2016), foi capitão da equipa PRO de Rocket League dos Grow uP Esports e, na mesma organização, pertenceu à equipa de CoD: WWII. Além disso, skazy foi, ainda, o melhor português a jogar TrackMania Turbo, conseguindo este feito quatro dias após o lançamento do jogo e quando apenas 3600 portugueses tinham tentado o modo de jogo com ranking, algo que o deixou muito orgulhoso.

Adriano “szaky” Guerreiro, que nos apresentou o projecto, confessou que esta equipa de FIFA competirá na Open Division de Pro Clubs da FPF Esports, apesar de ainda não se ter inscrito. A Open Division é um espaço comunitário competitivo, sem qualquer tipo de prémio onde as suas equipas participam numa competição mais relaxada mas tendo, de qualquer modo, acesso à prova-rainha do Pro Clubs, a Taça de Portugal.

A equipa não possui nenhum jogador de destaque, segundo skazy. Quando questionado sobre quem seriam os notáveis da equipa referiu-nos que “os notáveis são a equipa em geral com jogadores que já passaram pelo Boavista FC, Hexagone Esports e entre outras equipas“. Os jogadores-estrela são uma peça importante em qualquer equipa e todas as equipas bem sucedidas têm, pelo menos, um. A ausência do brilho de uma estrela no plantel do 253º núcleo sportiguista em Portugal poderá dificultar os avanços que qualquer equipa empenhada procura.

É, ainda, curioso que este núcleo tenha decidido avançar com o seu próprio conjunto competitivo e em nome próprio, havendo já uma entidade estabelecida capaz de os auxiliar no projecto, talvez, como uma equipa de academia, mantendo os objectivos embaciados que skazy apresenta para o projecto. O Sporting CP Esports é uma entidade estabelecida em todas as modalidades competitivas no FIFA e poderia ser uma mais valia para a formação destes jovens que representam o Núcleo condense. Foi pedida uma clarificação directamente ao responsável no que toca a esta decisão de seguir em nome próprio com o projecto e para a qual se aguarda resposta.

Lê as últimas novidades dos esports aqui.