Saltar ligações

Newbee apresentam equipa mista de Dota 2

Por Jorge Botas em

Novidades grandes no mundo dos eSports. Não será inédita a presença de mulheres nos eSports. Ainda recentemente, por cá, os Alientech apresentaram uma equipa feminina. Mas, convenhamos, a presença das mulheres no mundo dos eSports sempre foi sendo vista, mais ou menos, como uma competição “menor”. E, pior que isso, em minha opinião, como algo que deva efectivamente ser separado. Equipas femininas para um lado, equipas masculinas para o outro. E é um assunto com algumas camadas de tabus, porque ninguém gosta muito de abordar o assunto. Ainda recentemente a nossa Maria João falou sobre o tema, e levantou várias questões e possíveis justificações. Porquê a distinção? Compreende-se que, falando de desportos convencionais, haja uma distinção… a compleição física média é diferente, pelo que, sobretudo em desportos de contacto, a separação é facilmente compreensível e justificável. Mas noutros desportos, não tanto… e nos eSports, ainda menos. Não há vantagens ou desvantagens inerentes a cada um dos sexos nos eSports. E, no entanto, o fosso foi-se mantendo – e o facto de isto que vos escrevo agora ser notícia é a perfeita imagem disso.

Os Newbee não são uma equipa qualquer. Estão no top das equipas que mais dinheiro fizeram, à frente de equipas como Fnatic ou SK Telecom T1. Espalhados por Overwatch, Heroes of the Storm, League of Legends, Hearthstone e Dota 2, a powerhouse chinesa é sobretudo conhecida pelos seus feitos no Dota 2, mais concretamente por ter vencido o The International em 2014 e amealhado qualquer coisa como 5 milhões de dólares. No que a Dota 2 diz respeito, a organização contava com 3 equipas diferentes. Newbee, Newbee.Young e Newbee.Miracle e anunciou dia 10 a sua quarta equipa: Newbee.Boss. O nome advém do facto de, pela primeira vez, o CEO da equipa assumir também o papel de jogador. A ele juntam-se três jogadores na lista dos 100 mais bem pagos de sempre: Ferrari_430, Chuan e xiao8. Até aqui tudo normal… três jogadores da velha guarda, com vários torneios no currículo a voltarem ao activo numa equipa grande. Falta o quinto elemento, e é aqui que a notícia ganha contornos interessantes. E que os Newbee.Boss vão contar com a presença de Axx, uma jogadora chinesa, que habitualmente joga como core, Mid ou Carry. As reacções não se fizeram esperar mas, embora pouco conhecida na scene profissional, certo é que Axx conta com perto de 7200 de MMR (sendo que o rank médio no universo de Dota 2 andará perto dos 2500), números que mais do que calarem eventuais críticas, deixam muita gente interessada em ver o sucesso de uma equipa mista. Embora a equipa venha sendo vista como uma abordagem menos séria, certo é que, da última vez que saiu da sua “reforma”, xiao8 levou uma equipa ao terceiro lugar no DAC 2015, na altura o torneio com maior prémio de sempre, em todos os eSports, exceptuando os eventos organizado pela Valve.

axx newbee

Certo é que os Newbee.Boss, uma equipa mista, estiveram já inscritos no recém anunciado DAC 2017, cujos jogos de qualificação se disputaram este fim de semana… Com 3 empates e duas derrotas, não se apuraram já para este grande evento, mas, ao que tudo indica, vieram para ficar.

 

rubberchicken

ricardomota

Crónica do Rubber Chicken pela mão do Ricardo Mota

Segue o Ricardo Mota nas redes sociais:

Facebook

Twitter