Saltar ligações

Moche XL eSports CSGO Cup – Resumo dos Qualificadores ibéricos

Por Mucha em

Este fim de semana tivemos os qualificadores ibéricos abertos para a Mercedes-Benz Cup.

Cada dia teve um qualificador independente, em que cada um deles apurava 2 equipas para o qualificador fechado, que vai ser realizado no dia 20 de Maio. Se no dia de sábado tivemos um maior domínio pelas equipas portuguesas, no domingo, o domínio foi totalmente das equipas espanholas.

Vamos fazer um pequeno resumo sobre o que se passou nestes qualificadores, começando pelo 1º qualificador, realizado no sábado dia 12 de Maio.

Qualificador #1

Um qualificador bastante interessante, alguns resultados surpresa e outras confirmações. Os principais candidatos à qualificação eram os OFFSET, Movistar e KPI, que tinham de defrontar algumas equipas portuguesas que claramente tinham a sua chance neste qualificador, como é o exemplo dos EGN, ASP, Team HD e Galatics.

Até à ronda 32 correu tudo dentro do esperado, mas depois as melhores equipas obrigatoriamente começaram-se a encontrar. Vimos os OFFSET eliminarem os Galatics, os DTRSS venceram a equipa dos EGN e por fim os KPI eliminaram os Team HD nos confrontos entre equipas com aspirações de qualificação.

Na ronda 16 tivemos um resultado surpresa, a equipa dos ASP conseguiu surpreender naquele que é o seu mapa de eleição, Cache, a equipa dos KPI, com uma vitória por 16-14. A equipa portuguesa arrancou com todo o gás, depois deu um ligeiro choke onde permitiu uma grande recuperação por parte da equipa espanhola, que acabou por cair nas duas últimas rondas, ficando assim eliminada do qualificador.

Mercedes-Benz Cup

Na mesma ronda, tivemos um bom duelo português entre OFFSET e Hexagone, no qual a melhor equipa portuguesa ganhou por 16-9 em Train.

Os ASP continuaram embalados depois da vitória vs KPI e levaram também de vencidos os Panthers nos quartos de final, jogo disputado até à última, terminando apenas em overtime com uma vitória de 25-22.

Os OFFSET que vinham a eliminar algumas das melhores equipas portuguesas, apanham os Movistar nos quartos de final, naquele que foi possivelmente o jogo onde mais se vibrou, de um lado tínhamos a melhor equipa nacional e do outro tínhamos a possível nova equipa dos MuTiRiS. O mapa Train, já tinha levado o selo de qualidade por parte da equipa portuguesa, que lá, volta a tombar um grande espanhol. Vitória clara por 16-7 naquele que sem dúvida o jogo do dia.

Nas semi finais, jogos que iam ditar as duas equipas apuradas, os OFFSET enfrentaram a equipa dos AnanaSs, que composta por jogadores que continuam a dar que falar nos qualificadores, tinham já deixado para trás, defs e x6tence Black. Os ASP também com um excelente percurso iam defrontar a mix team composta de excelentes jogadores espanhois, os DTRSS que foram tendo um passeio tranquilo até esta fase mais terminal do qualificador.

OFFSET e DTRSS venceram os seus jogos por 16-4 e 16-2 respectivamente, conseguindo então o apuramento para o qualificador fechado.

Qualificador #2

Neste 2º qualificador tivemos maior presença espanhola, as equipas dos gBots, MAD Lions e ThunderX3 Baskonia juntaram-se a Movistar e KPI que não conseguiram a qualificador no dia anterior. Do lado português tivemos novamente os Galatics, defs, Panthers, Hexagone, Team HD e EGN.

Foi um qualificador sem grandes surpresas, vimos os gBots a ser o grande carrasco das equipas portuguesas, eliminaram EGN e Panthers na ronda 64 e 32 respectivamente. Caindo depois para os MAD Lions na ronda 16.

Os Hexagone foram obrigados a desistir do qualificador por alegadamente terem tido problemas técnicos em 1 dos pc’s e ‘caíram’ na ronda 32. 

Galatics conseguiram vencer o ‘duelo’ com os Team HD em Mirage, num jogo que terminou 22-18. 

As três equipas favoritas foram confirmando isso mesmo, e curiosamente tivemos 4 equipas espanholas em 4 possiveis nos confrontos das semi finais. Os Galatics foram eliminados pela equipa dos Movistar em Overpass, num jogo que terminou 16-7 a favor da equipa espanhola.

Para determinar quais seriam as duas equipas a garantir a qualificação a equipa dos Movistar tinha um jogo teoricamente fácil e apesar de ter alongado em demasia um jogo que facilmente podia ter fechado, venceu por 16-9.

Mercedes-Benz Cup

Na outra semi final tinhamos um excelente jogo, KPI vs MAD Lions, duas das melhores equipas espanholas a lutar por um lutar para dia 20 de Maio. A equipa de Luis “ZELIN” Lousada acaba mesmo por dominar o jogo que inicialmente estava bastante dividido e vence por 16-6 em Train.

Dia 20 vamos ter sem dúvida alguma um excelente qualificador fechado que será jogado em single elimination em série de BO3. O sorteio já foi realizado e vamos ter então os seguintes jogos:

  • OFFSET vs Movistar Riders às 13h
  • KPI vs DTRSS às 16h

Lê as últimas novidades dos esports aqui.