Com os Minors das regiões CIS e Europa concluídos. Hoje foi o primeiro dia do Minor asiático. Num primeiro dia cheio de bons jogos que ainda não eliminaram ninguém vimos um CS um pouco diferente que estamos habituados a ver nos grandes eventos internacionais. Os jogos iniciais de cada grupo serão jogados em apenas um mapa, e a partir daí, todos os jogos serão disputados à melhor de três mapas. 8 equipas dos continentes asiático e oceânico defrontam-se nos próximos dias para decidir quem arrecadará as duas vagas no major em jogo.

Jogos inaugurais grupo A

O dia começou com o jogos da equipa israelita dos Aequus contra a equipa dos Renegades um duelo em que havia um claro favorito na equipa australiana. O mapa escolhido para a partida foi Inferno. E desde cedo o favoritismo foi-se confirmando. A equipa dos Renegades entrou muito forte na partida não dando qualquer hipótese no lado defensivo do mapa, o resultado da primeira metade fixou-se em 13-2. Já na segunda metade, a equipa dos Renegades não conseguiu encontrar uma sequência estável de rondas. No entanto, a vantagem da primeira metade já era tão grande que acabou por ser uma questão de tempo para a equipa australiana encerrar o jogo em 16-7.


Na segunda partida do grupo A foi a vez da equipa dos Grayhound defrontar a equipa chinesa dos CyberZen. O mapa escolhido foi Overpass, um mapa um pouco fora do normal em relação ao que estamos habituados a ver em outras regiões a ser escolhido para jogos à melhor de um mapa. Um pouco à imagem do primeiro jogo do grupo a equipa australiana entrou mais forte mas no lado atacante do mapa. Por seu lado, a equipa chinesa dos CyberZen não conseguiu encontrar a estabilidade necessária para montar uma defesa competente. A primeira metade do mapa fixou-se em 9-6 a favor da equipa dos Grayhound. Na segunda metade, a equipa dos Grayhound conseguiu transportar o seu momento de forma para o lado defensivo do mapa mantendo a equipa chinesa sob controlo conseguindo fechar o mapa em 16-10

Assim ficaram encerradas as partidas iniciais do Grupo A com vitórias para as equipas australianas que ficaram assim escaladas para se defrontarem numa partida à melhor de 3 mapas mais tarde.

Jogos inaugurais grupo B

O Grupo B começou com a equipa tailandesa dos Beyond a defrontar os sul-coreanos dos MVP PK. O mapa seleccionado foi Mirage e desde cedo tornou-se bastante clara a superioridade da equipa dos MVP PK. Começando do lado atacante do mapa rapidamente tomaram controlo do destino da partida com uma vantagem impressionante no jogo económico acabaram por saír a vencer na primeira metade do mapa por 10-5. Na segunda metade, a equipa dos Beyond ainda teve algumas esperanças de voltar à partida vencendo as duas primeiras rondas, no entanto, rápidamente a equipa sul-coreana retomou o controlo da partida para rapidamente encerrar a partida em 16-8.


Na segunda partida do grupo B, a equipa chinesa dos ViCi ficou com o papel de defrontar os sul-coreanos dos GOSU. O mapa seleccionado foi Inferno e desde cedo a equipa dos GOSU assumiu o controlo da partida. No lado defensivo do mapa nunca mostraram fraquezas saindo a vencer no primeiro parcial por uns impressionantes 12-3. Já na segunda metade, a equipa dos ViCi entrou forte no seu lado defensivo e desde cedo ficou a sensação de que a equipa chinesa tinha reais hipóteses de voltar a partida. No entanto, a vantagem conquistada pelos GOSU na primeira metade do mapa era já demasiado grande o que lhes permitiu conquistar a vitória por 16-12.

Um pouco à imagem do grupo A, os jogos iniciais do grupo B resultaram em vitórias para ambas as equipas sul-coreanas que teriam então de se defrontar mais tarde numa partida à melhor de 3 mapas.

Jogo Vencedores grupo A

O jogo dos vencedores do grupo A disputou-se entre as equipas australianas dos Grayhound e Renegades, um duelo regional que se revelava interessante.
O primeiro mapa, Cache, foi escolhido pela equipa dos Renegades. E desde cedo foi claro que nenhuma das equipas estava disposta a ceder a vantagem de barato. Bastante disputada, a primeira metade fixou-se em 8-7 a favor da equipa dos Renegades. Já na segunda metade a indecisão manteve-se constante, com a equipa dos Renegades a conseguir fugir com a vitória na ponta final do mapa vencendo por 16-14.
A escolha dos Grayhound foi Mirage, enquanto que a equipa dos Renegades escolheu começar do lado defensivo do mapa, e um pouco à imagem do primeiro mapa, a primeira metade foi muito disputada. Apesar do arranque forte por parte da equipa dos Greyhound, rapidamente a equipa dos Renegades recuperou para um resultado desfavorável de 8-7, a equipa dos Grayhound estava na frente. Na segunda metade a equipa dos Renegades apesar de ter perdido as duas primeiras rondas, acabou por tomar por completo controlo da partida apenas para o voltar a perder novamente com cinco matchpoints, permitiram que a equipa dos Grayhound força-se a partida para prolongamento. Que a equipa dos Renegades apesar de terem encontrado algumas dificuldades na primeira metade, acabaram por ter um lado defensivo irrepreensível no prolongamento. Fechando assim a partida por 2-0 a seu favor e garantido um lugar nos play-offs deste Minor

Jogo Vencedores Grupo B

O jogo entre os vencedores dos jogos inaugurais do grupo B realizou-se entre as equipas sul-coreanas dos MVP PK e dos GOSU. Mais um duelo regional a a acontecer no primeiro dia deste Minor asiático.
O primeiro mapa, Mirage, foi escolha da equipa dos GOSU que começou do lado atacante do mapa e com o controlo do mapa. Desde cedo assumiram a vantagem sem dar grandes hipóteses à equipa dos MVP de conquistar algum controlo. A primeira metade fixou-se em 9-6 a favor da equipa dos GOSU. Já na segunda parte, a equipa dos MVP ressurgiu na partida e após perder o pistol. E assumiu por completo o controlo da partida construindo uma remontada impressionante para vencer o mapa por 16-14.
A equipa dos MVP PK seleccionou o mapa Nuke para ser disputado em segundo lugar nesta partida, e começando do lado atacante adivinhava-se que teriam uma tarefa complicada pela frente. É sabido que o mapa Nuke é tendencialmente mais fácil para quem defende do que para quem ataca. No entanto e contra todas as estatísticas, conseguiram superiorizar-se desde cedo. E sem dar qualquer hipótese à equipa dos GOSU acabaram por conseguir um primeiro parcial de 12-3. Na segunda metade, a equipa dos MVP limitou-se a manter os serviços mínimos e tendo em conta a vantagem que traziam do lado teoricamente de abordagem mais complicada do mapa, acabaram por vencer a partida fixando o resultado do segundo mapa em 16-5.
A equipa dos MVP PK vence assim a partida por 2-0 conquistando o seu lugar nos play-offs deste Minor ficando um pouco mais próximos de conquistar a tão desejada vaga no Major que começará no próximo dia 13 de Fevereiro.


Assim se deu por terminado o primeiro dia deste Minor asiático, um dia recheado de grandes jogos em que as equipas dos MVP PK e dos Renegades  conseguiram já um lugar nos play-offs e que agora terão a oportunidade de ter um dia sem competição que poderão aproveitar para treinar e corrigir os erros que cometeram no primeiro dia. Amanhã, o dia começa com os confrontos entre as equipas perdedoras dos jogos inaugurais dos respectivos grupos. E os vencedores dessas partidas terão de defrontar as equipas dos Grayhound e dos GOSU que saíram derrotados dos jogos dos vencedores de hoje.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.
PUB