Agora que já temos a actualização do Clash Royale há mais de uma semana, podemos dar uma opinião mais concreta sobre todas as grandes mudanças que foram implementadas no jogo e o que podem também mexer de maneira a tornar tudo mais interessante.
Com a implementação das guerras de clãs, o jogo ficou bastante mais vivo, bastantes jogadores retornaram ao jogo, e quem sempre jogou ficou muito mais focado no jogo e agora para além de jogar passam também muito mais tempo a assistir. Tendo como exemplo o meu clã que tem jogadores com idades bastantes diferentes, e agora todos estão mais agarrados ao jogo, passamos de ter 12 pessoas online em simultâneo a ter 12 pessoas a assistir (e a mostrar apoio com as novas reacções dos espectadores) às batalhas do clã na guerra e estando ainda mais jogadores online.
guerras clãs
Isto foi para mim o maior ponto positivo desta actualização, mas este aspecto afecta também o jogo negativamente. Parecendo que não as guerras implicam pelo menos em média mais duas batalhas por dia, supondo claro que os clãs vão fazer guerras sempre seguidas e com todos os membros, as duas batalhas extra por dia podiam não ser grande problema mas a verdade é que as batalhas na guerra acrescentam mais responsabilidade a qualquer jogador e também originam conflitos que até agora não existiam nos clãs pois apesar de já estarem num clã apenas tinham de fazer umas coroas/doações e ir subindo troféus, o que era simples, mas agora a skill de cada jogador conta e também os níveis de todas as cartas da conta e não só aquele deck no nível máximo em que não podemos trocar uma carta.
Neste momento o jogo obriga a que todos os jogadores do Clã entrem na guerra quando esta é lançada, e a única opção para tirar alguém da guerra é expulsá-lo do clã antes de lançar a mesma, claro que por norma toda a gente quer participar e todos querem ganhar mas sabemos que há sempre dias em que não é possível estar no jogo e os programadores podiam resolver muito facilmente este pormenor fazendo como no Clash of Clans onde é possível escolher quais os jogadores que vão à guerra.
A maior crítica feita por todos os jogadores é a obrigatoriedade de evoluir praticamente todas as cartas do jogo para poder escolher um bom deck de guerra como eu referenciei em cima, pois obriga os jogadores a ter todas as cartas pelo menos a nível de torneio e consoante o clã vai subindo no Ranking maior será o nível das cartas e maior será o gasto, claro que nem todos os clãs tem de se focar nas guerras mas também não conheço ninguém que goste de perder, este é um pormenor muito importante pois a piada de usar decks diferentes é inútil para muitos jogadores que não vão ter outras cartas evoluídas, seria bem melhor se ao menos deixassem ter uma carta do deck de guerra evoluída ao nível máximo permitido apenas para o uso naquela guerra, ou até duas cartas, permitindo assim aos jogadores F2P alterarem os seus decks sem comprometer os resultados do seu clã.
E afinal de contas são muitas as batalhas de guerra e ainda mais as de treino mas na verdade é que os jogadores não são muito recompensados (para já) o antigo baú do clã dava um bom número de cartas todas as semanas, e agora o baú das guerras (que vai melhorar com a subida do Clã no novo Ranking de guerras) é apenas distribuído de duas em duas semanas e contém menos cartas do que o baú do clã que foi eliminado do jogo, sendo o único bónus das guerras para além da experiência umas pequenas quantidades de ouro que vem das batalhas, ou seja é muito bonito ganhar guerras e todos gostam mas o pessoal gosta muito de Baús com muitas cartas.
Por fim e não menos importante, senão até o mais importante para grande parte dos jogadores, o balanceamento, com a actualização vieram 8 mudanças nas cartas mas a verdade é que não mudaram drasticamente os decks como tem sido habito deixando os jogadores a pedir mais algumas alterações que esperemos que comecem a ser mais regulares.
Eu ainda me estou a habituar a este novo balanceamento e pus mãos à obra num desafio com 2 novos decks e o resultado não foi o melhor, confere no vídeo:


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