No passado dia 26 de Agosto em Jacksonville, na Florida, estava a decorrer um qualificador para o Madden Classic, o primeiro Major deste jogo para esta temporada até que David Katz, um jogador até então bem respeitado pela sua habilidade competitiva, decidiu disparar sobre 13 pessoas. De todos os feridos por Katz, Taylor Robertson e Elijah Clayton que eram dois dos melhores do mundo no jogo acabaram por falecer.
Face a estes eventos, o CEO da EA Games Andrew Wilson lançou uma declaração no site oficial da empresa onde se pode ler, entre outras coisas: ” Decidimos cancelar os três qualificadores para o Madden Classic que faltavam realizar enquanto conduzimos uma revisão extensa de protocolos de segurança para competidores e espectadores. Vamos trabalhar com os nossos parceiros e as nossas equipas internas para estabelecer um nível de segurança consistente em todos os nossos eventos competitivos.
Estamos todos profundamente afectados pelo que se passou em Jacksonville. Esta é a primeira vez que nos confrontamos com algo assim como organização e, acredito que, é a primeira vez que a comunidade gaming tem que lidar com uma tragédia desta natureza. Por favor tirem tempo para se apoiarem uns aos outros durante este período difícil.”

De notar que a falha de segurança não é culpa da EA Games nem do promotor independente que organizava o torneio. Dado que a Florida é um estado em que as armas de fogo não estão acessíveis a toda a gente. Sendo necessária formação e treino específico para porte de arma, é normal que não hajam protocolos implementados em busca de armas de fogo em todos os recintos do estado. Infelizmente, tanto a EA como o promotor do qualificador aprenderam a lição da pior maneira e daqui em diante reforçarão os protocolos de segurança para garantir que um episódio destes não se repete.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

PUB