Boasssssssssssss pessoalllllllllllllllllllllll OH MY GODDDDDDDDDDDDDD que saudades de ter tempo para vos escrever. Isto tem sido um “sem fim”. Desde já quero apresentar-vos as minhas desculpas, mas este mês com a FTW foi “unstoppable”. Foi qualificador Dreamhack Granada, depois qualificador Dreamhack Madrid, depois ISMAI e depois Dreamhack 2017 e por fim as finais na Federação Portuguesa de Futebol do FIFA Allianz, top top top.
cirque
Hoje não trago assim “o tema”, mas vou fazer aqui uma pequena abordagem a todos estes eventos.
Quer queiramos quer não, pequenas, médias e grandes venues é o que cativa as “massas”, seja para ver as suas equipas, amigos, youtubers ou streamers. No Ismai tivemos exemplo muito rico disso mesmo. As competições das secundárias aliadas aos playoffs da LPLOL e mais um conjunto de atividades como os torneios de comunidade da FTW, streamers e youtubers, sem dúvida que foi um grande fim-de-semana naquele ISMAI.
De louvar aqui o ISMAI por este tipo de iniciativas, é um dos polos universitários nacionais que mais tem vindo a dar expressão aos “esports” em Portugal e em particular na zona norte. Um bem haja e que continuem.
Dreamhack Valencia 2017… Jesus… este ano foi sem dúvida um dos melhores anos desta venue, torneios e mais torneios, grandes palcos, mega produções (quem não assistiu pode ver aqui uma pequena tour que fiz pelo espaço: https://www.facebook.com/ftwesports/videos/853492438132859/ ). O palco de CS:GO estavaaaaaa qualquer coisa… sem palavras. Mais uma stop se Starcraft II, mais League Of Legends, mais um Gran Prix de Hearthstone, mais Paladins, mais Smite e eu sei lá mais. Olhem… 10/10.
Por último as grandes finais do FPF Allianz Challenge de FIFA. Foram 20.000€ em prémios… sim… 20.000€ em prémios, não em formato de Liga, não em muitos meses de competição, mas sim em alguns qualificadores e umas grandes finais na Cidade do Futebol. O evento, para uma venue média, para mim foi um dos melhores em Portugal. A segurança, o espaço, a decoração, o catering, a recepção… esqueçam… outro nível. E outro nível que garantidamente estávamos a precisar em Portugal e que se tome cada vez mais este tipo de eventos como referência e sucedam mais ainda. Parabéns pela iniciativa e venham mais.
O que existiu em comum nestes três eventos?
Eu respondo, um autêntico Cirque du Soleil. Ou seja, o congregar de diversas forças profissionais e sérias de cada um dos mercados e fazerem grandes espetáculos. Sem monopólios, sem “caganças” do somos os primeiros, sem arrogâncias nem desrespeito, sem dúvida eventos que engrandecem o mercado espanhol e o Português.
Vejam ISMAI, convidou FTW para dinamizar espaço, o Zorlak para palestra, a Alientech para colaboração no espaço, a LPLOL para playoffs, Youtubers como o Wuant, os PTFighters, a Omen by HP em stand e tantas outras bancas com coisas brutais para ver ou comprar. A isto se chama cooperação. Vejam DH Valencia, congregar da DH Sueca em Hearthstone, a Elite Gaming em LOL, Hi-Rez com Smite e o seu novo jogo de cartas e tantas tantas outras empresas organizadoras de eventos, marcas e promotores. A isto se chama cooperação. Vejam a FPF Allianz Challenge, com o mentor do projeto, alia a Federação Portuguesa de Futebol, associa a e2Tech, a Allianz, a Beactive e a RTP Arena (e de certo outro parceiro que desconheça) e o associar de todas estas forças de trabalho em conjunto promovo o excelente evento que foi. A isto se chama cooperação.
Mais dentro destes eventos todos, a FTW e de certo todos os participantes foram tratados como igual, foram respeitados, foram valorizados, desde aos fãs, aos patrocinadores, aos jogadores, aos espectadores, simplesmente genial quando existe uma sinergia de forças, um trabalho conjunto, um posicionamento de mercado positivo e pro-activo. Um bem haja e os meus parabéns a todos quanto tornaram todos estes eventos num autêntico Cirque Du Soleil. E trago aqui o Cirque Du Soleil em paralelismo porquê? Porque é nesse espetáculo com horas e horas de esforço e suor dos artistas que é possível trazer a sua grandiosidade. São as horas de montagem, são as feridas nos treinos, é suor e dedicação e o congregar num só espetáculo de estrelas de todo o mundo que deliciam quem alguma vez teve o privilégio de assistir, é de arrepiar simplesmente. Assim como nesse espetáculo de renome, também estes por mim mencionados congregaram a união de esforços dos agentes de mercado de forma a trazerem o melhor para o seu público, um bem haja a todos.
O resto sem ser feito nestes moldes, sem ser feito com e nestes princípios basilares…, bom, o resto nem vale a pena falar, pois precisamente é o resto do título, um mero “circo das pulgas amestradas”.
Até para a semanaaaaaaaaaaaaa e espero que tenham curtido um molhe deste artigo, que eu vou pôr-me de molho.
P.S. Tendo havido contacto meu com o Sr. Tiago Fernandes, venho por este meio em jeito de nota de rodapé e atendendo à carta aberta ao Sr. João Duarte (pode ser consultada aqui http://ftw.pt/pdf/CAFTWBitzer.pdf ), e conforme prometido ao Sr. Tiago, que mediante informação deste não existe a dita Federação a ser constituída por ele, tendo abdicado desse projeto. Não asseguro ou não esta informação, limito-me a partilhá-la e a corrigir qualquer antecedente meu em que tenha mencionado esse facto.
Caso tenhas algum tema que gostasses de ver o Teodosius abordar, podes enviar mail parateodosius@ftw.pt
ramiro teodósio teodosius
Ramiro Teodósio é o CEO e fundador da For The Win eSports Club
Segue o Ramiro Teodósio nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

PUB