O Artifact é um jogo de cartas coleccionáveis da autoria da Valve. Inspirado pelo universo do Dota 2, o muito antecipado jogo já perdeu mais de metade dos seus jogadores apenas uma semana após o seu lançamento.
Após mais de um ano de espera desde o anúncio oficial da existência do Artifact, em Agosto de 2017, o jogo tem sido bastante antecipado apesar da reacção negativa inicial demonstrada pela comunidade. Alguns dias depois, o número de dislikes no trailer colocado no YouTube assombrava o número de likes e a tendência mantém-se até hoje. À hora de redacção, este vídeo com mais de 1.3 milhões de visualizações conta com cerca de 80 mil reacções negativas por oposição aos 6400 polegares para cima.
Aquando do seu lançamento, no dia 28 de Novembro, o Artifact estreou-se na Steam com mais de 56.000 jogadores e perto de 50.000 espectadores na Twitch. O pico de jogadores foi atingido no dia seguinte, ligeiramente acima dos 60.500 e, no que diz respeito a visualizações na Twitch, o maior número chegou no dia 2 de Dezembro quando atingiu os 65.500 espectadores. No dia seguinte, este último número havia sido reduzido para metade.

Dia 7 de Dezembro, pouco mais de uma semana depois do lançamento, o jogo registou 20.601 jogadores e 19.237 a assistir na Twitch. O número não é de todo pequeno e a complexidade inerente a qualquer jogo de cartas (na perspectiva de um antigo jogador de Hearthstone e Magic: The Gathering) poderá ter sido um factor que afastou os seus jogadores. Por trás deste decréscimo de mais de 35.000 jogadores estão, pelo menos, 628.000€ investidos na compra de cópias digitais do jogo que entraram para os cofres da Valve que não chegaram a ser potenciados com as micro-transacções dentro do jogo.
Em Setembro, foi lançado o Magic: The Gathering Arena. Um jogo em moldes semelhantes ao Artifact mas sem qualquer tipo de pagamento necessário para jogar. A ausência de custo de compra do jogo e a sua complexidade reduzida aliados ao anúncio de um circuito profissional remunerado pelo Wizards of the Coast que oferecerá 10 milhões de dólares em prémios poderá ter auxiliado ao declínio dos números activos do Artifact, dado que muitos jogadores se infiltraram no ecossistema do Magic: The Gathering Arena para “fazer tempo” até ao lançamento do novo título da Valve, acabando por desenvolver um gosto pelo jogo digital criado baseado na criação de Richard Garfield.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.

TÓPICOS

,
PUB