Foi hoje anunciado no site oficial da Overwatch Contenders que vão haver mudanças substanciais para 2019. O Overwatch Contenders apareceu em 2017 com o intuito de ser uma porta aberta a subir ao nível mais alto da competição de Overwatch. Segundo o comunicado, aproximadamente 90 jogadores foram adquiridos por equipas presentes na Overwatch League e com o novo formato, prometem facilitar ainda mais esse processo.

Estrutura

  • Para 2019 teremos 8 regiões em disputa, ao contrário das 7 utilizadas em 2018, sendo que a nova região é na verdade uma divisão a América do Norte em Este e Oeste.
  • Para agilizar o aumento do numero de regiões passamos a ter 8 equipas por região reduzindo das passadas 12 por região. Com a excepção da China que terá 2 grupos de 6 equipas que competirão entre si para qualificar um top 8. Esse top 8 irá então lutar nos playoffs da região para determinar o vencedor.
  • O número de seasons este ano será também reduzido para 2 épocas com durações mais longas.

Estas alterações não estrutura permitem dar oportunidade a um maior leque de equipas de topo quando ao mesmo tempo reduzindo o número de equipas no total. Com a alteração das seasons é também possível oferecer uma valor monetário mais elevado aos vencedores regionais, visto que há menos divisão na prizepool que se mantém quase idêntica.

Formato das seasons

As duas seasons são compostas por 4 fases, que foram descritas no comunicado oficial.
Season 1:

Fase 1 – Trials: Devido à alteração de 12 equipas para 8 na maioria das regiões, os qualificadores terão um maior número de equipas Contenders do que equipas Open Division.

Fase 2 – Época Regular: Todas as academias juntamente com as melhores equipas da Fase 1, havendo prioridade para as academias. Isto significa que dos trials, só entram para a época regular as equipas suficientes para fechar os 8 lugares da região.

Fase 3 – Playoffs: Qualifica-se o top 6 de cada região, com a referida excepção da China. Esse top 6 defrontar-se-a  num torneio de eliminação única com o top 2 a entrar directamente na semifinal. Aqui será definido o campeão de cada região.

Fase 4 – Atlantic and Pacific Showdowns: As melhores equipas da Europa, América do Norte Este, América do Norte Oeste e América do Sul irão defrontar-se no torneio Atlantic Showdown. E as Melhores equipas da Austrália, China, Coreia e Zona Ásia-Pacífico irão defrontar-se num semelhante torneio chamado Pacific Showdown. Estes torneio serão em formato dupla eliminação com um prizepool de 125 mil dólares cada um, aproximadamente 110 mil euros.

Season 2:

Fase 1 – Trials: Aqui vemos uma alteração substancial a esta fase. Deixa de existir uma protecção para academias e as 2 equipas do fundo da tabela de cada região durante a season 1, competirão com as 4 melhores da Open Division pelos dois lugares que abrem em cada região.

Fase 2 – Época Regular: Todas as equipas qualificadas para os playoffs da primeira season entram diretamente para a a época regular onde vão defrontar os vencedores dos trials. Tudo o resto se mantém igual.

Fase 3 – Playoffs: Esta fase será exactamente igual à primeira season.

Fase 4 – Gauntlet: Esta fase e torneio é o que suscita maiores dúvidas quanto ao seu formato e pouco foi dito por agora. A única informação é de que será um torneio de 10 equipas com fase de grupos e bracket de dupla eliminação. Serão equipas com convite directo consoante as suas performances em cada uma das regiões durante a segunda season e durante os Showdowns da season 1. Sabe-se também que o prémio deste torneio ronda os 220 mil euros.

Uma grande novidade para a competição são os contratos de jogador duplo, que permitem às equipas da Overwatch League manter jovens promessas ou jogadores extras do plantel a jogar activamente sem perder o direito de chama-los a qualquer altura. Uma espécie de empréstimos, que beneficiam ambas as competições mas especialmente os jogadores.
A série regular do Overwatch Contenders começa já no dia 24 de Fevereiro, com a região da Austrália a dar o pontapé inicial.
Já a Overwatch League tem data marcada já no próximo dia 15 de Fevereiro.
Lê as últimas novidades dos esports aqui.

PUB